quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Missão Ambiente 2016/2017

A Missão Ambiente 2016/1017 destina-se a todos os agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas (CNE), localizados em Portugal Continental e Ilhas, com inscrição validada pela organização.

Esta Missão vai decorrer entre setembro de 2016 e abril de 2017.
A Missão Ambiente 2016/2017 é uma ação de sensibilização ambiental promovida pela VALORMED, que conta com o apoio institucional da Agência Portuguesa do Ambiente, IP (APA), da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, IP (INFARMED) e do Corpo Nacional de Escutas (CNE).
O objetivo é alertar e sensibilizar os escuteiros e a comunidade que os rodeia para o papel da VALORMED enquanto entidade gestora de um fluxo específico de resíduos, alertando para a importância da entrega regular das embalagens vazias e medicamentos fora de uso, de origem doméstica, nas farmácias.

Importa sublinhar que uma vez recolhidos nas farmácias, tais resíduos são encaminhados para um Centro de Triagem onde é feita a sua separação e classificação, seguindo para reciclagem os materiais recicláveis e para incineração com valorização energética os medicamentos e seus restos.

Com esta ação pretende-se, acima de tudo, despertar a consciência social dos cidadãos em geral no que diz respeito aos resíduos gerados após utilização dos medicamentos, concretamente, o impacto negativo que podem representar para o ambiente e saúde pública, reduzir o número de medicamentos que possam ser armazenados em casa e mudar comportamentos.

MAS ATENÇÃO: há resíduos que NÃO PODEM, NEM DEVEM ser entregues ou depositados nos contentores existentes nas farmácias: agulhas e seringas, termómetros, aparelhos elétricos ou eletrónicos, gaze, material cirúrgico, produtos químicos e radiografias.

Como ajudar o nosso agrupamento e o ambiente:
a) o número de cada agrupamento é a sua identificação na Missão Ambiente;
b) Portanto o nosso é 1139, no momento da entrega dos resíduos na farmácia esse número deve ser indicado;
c) todas as entregas são pesadas pelas farmácias aderentes e registadas informaticamente em nome do respetivo agrupamento, pelo que, os que mais recolherem, mais ganham.