Imaginário:
Lança redes à aventura
Tom Sawyer é um menino que tem a reputação de causar problemas e confusões por onde passa. Ele vive com sua tia Polly, o seu meio-irmão Sid e a prima Mary numa pequena aldeia, junto às margens do Rio Tejo. A cidade é uma típica comunidade rural, onde predomina a fé cristã e todas as pessoas se conhecem.
Sempre em busca de confusão, ele prefere vadiar a ir à escola, e frequentemente escapa pela janela à noite para ter aventuras com seu amigo Huckleberry Finn. Apesar de não gostar da escola, Tom é extremamente esperto e normalmente se consegue escapar às confusões em que se mete. Passa os seus dias entre brincadeiras que vão desde o uso da fisga, à pesca, passando longo períodos na sua Casa da Árvore. A sua paixão pelo Rio Tejo é bem conhecida, no entanto as constantes fugas do Injun Joe não lhe permitem conhecer melhor os hábitos e gostos da população que habita as suas margens. A curiosidade de Tom por estas pessoas, que a sua tia chama de Avieiros, cresce a cada dia, no entanto sozinho ele não consegue ir mais além do que a sua pequena aldeia. É então que, juntando-se aos seus amigos, Huckleberry Finn, Joe Harper, Mary e Becky, parte numa aventura em busca dos costumes dos Avieiros.
É então que tendo já passado por Vale de Figueira, uma aldeia próxima da sua, Tom e os seus amigos recebem ajuda dos Exploradores da Região de Santarém na sua fuga ao Injun Joe. Tendo finalmente conseguido escapar a este índio malvado, o que apenas foi possível com a ajuda dos corajosos Exploradores, e terminada a batalha em Vale de Figueira, é tempo de brincar mais um pouco e partir em busca do Mundo Avieiro. E a verdadeira aventura começa
Após a dura batalha contra o Injun Joe os Exploradores da Região de Santarém juntam-se ao Tom Sawyer na descoberta pelo Mundo Avieiro. Várias são as famílias para conhecer, todas elas com nomes engraçados, que vão desde Xaranas a Cagareus, passando por Toitos e Rabitas.
Faz-te ao largo… Junta ao Tom Sawyer… E lança redes à aventura…
Canção do Tom Sawyer
Vês passar o barco, rumando p’ró o sul
Brincando na proa gostavas de estar
Voa lá no alto por cima de ti
um grande falcão és o rei és feliz
E quando tu… vês o Mississipi
Tu… saltas pela ponte
e voas com a mente
Nuvens de tormentas estão sobre ti
Corre agora corre e te esconderás
entre aquelas plantas ou te molharás
E sonharás… que és um pirata
tu... sobre uma fragata
tu... sempre à frente de um bom grupo de raparigas e rapazes
Tu andas sempre descalço, Tom Sawyer
junto ao rio a passear, Tom Sawyer
mil amigos deixarás, aqui e além
descobrir o mundo, viver aventuras
Vídeo do Imaginário Exploradores
Material:
Cada explorador terá de levar um objeto miniatura (de acordo com a sua patrulha), com dimensões entre os 10 e 15 centímetros, para ser trocado na Feira Avieira. Estes objetos devem ser realizados de preferência com material reciclado, e pretendem ser personalizados de acordo com a Patrulha e Agrupamento.Patrulha Tubarão: objeto – remo
Patrulha Touro: objeto – bóia de pesca
Rapazes (6): uma faixa vermelha e laranja com 20 cm de altura para ser usada em redor da cintura.
Raparigas (7 + 1): um lenço triangular vermelho e laranja, com 40 centímetros de lado, para ser usado na cabeça.
Programa e organização:
ANEXOS:
Livrinho Exploradores (guia do acareg) [PDF]