segunda-feira, 27 de julho de 2015

Código Q


QAP – Permanecer na frequência (escuta)
QRA – Nome do operador / nome da estação
QRB – Qual a sua distância?
QRD – Qual a sua localização?
QRG – Frequência ou faixa de operação
QRH – Variação de frequência na estação
QRI – Tonalidade de transmissão ( 1 a 5 )
QRK – Inteligibilidade dos sinais ( 1 a 5 )
QRL – Estou ocupado não interfira
QRM – Interferência de outra estação
QRN – Interferência estática ou atmosférica
QRO – Aumentar a potência da estação
QRP – Diminuir potência da estação
QRQ – Manipular mais rapidamente
QRR – S.O.S. terrestre
QRS – Manipular mais lentamente, devagar
QRT – Parar de transmitir
QRU – Você tem algo para mim?
QRV – Estarei a sua disposição
QRW – A estação “X” me chama em “X” khz/s (canal)
QRX – Aguarde um pouco na frequência (sua vez de transmitir)
QRY – Quando será minha vez de transmitir ?
QRZ – Quem está chamando ?
QSA – Intensidade de sinais ( 1 a 5 )
QSB – Há fading em seus sinais – ou nos meus (esta variando)
QSD – Sua transmissão é defeituosa
QSJ – Taxa, Dinheiro
QSL – Confirmado – tudo entendido
QSM – Repita o último câmbio (câmbio)
QSN – Você me escutou ?
QSO – Comunicado direto ou indireto
QSP – Retransmissão de mensagem de outra Estação
QST – Comunicado de interesse geral
QSU – Transmita ou responda em “X” Khz/s (canal)
QSV – Transmita uma série de “V”
QSW – Transmitirei nesta ou em outra freqüência
QSX – Escutarei sua chamada em “X” Khz/s (canal)
QSY – Vou transmitir em outra freqüência ou canal
QSZ – Devo transmitir cada palavra ou grupo?
QTA – Anule a mensagem anterior
QTB – Concordo com a sua contagem de palavras
QTC – Mensagem, notícia
QTH – Local da estação – endereço do operador
QTI – Qual o seu destino ?
QTJ – Qual a sua velocidade ?
QTR – Horas
QTS – Queira transmitir seu indicativo
QTU – Horário de funcionamento da estação
QTX – Sairei por tempo indeterminado
QTY – A caminho do local do acidente
QUD – Recebi seu sinal de urgência
QUF – Recebi seu sinal de perigo