quarta-feira, 13 de maio de 2015

Pioneiros - Saída de campo

O 1139 e a conquista da Independência
Data: 23 de maio de 2015

Horário: 16h às 22h
Local: Sede e terrenos limítrofes da Golegã
Secção: Pioneiros
 
Objectivos:
Aprofundar os conhecimentos sobre orientação; utilização de bússola; azimutes

Material:
A equipa de animação fornecerá uma caixa de  balões de água, instruções e mapa
Cada elemento deve levar:
- calçado e roupa prática
- t-shirt escutista
- lenço

 Cada equipa precisa de:

- Aplicação  Run Kepper em pelo menos 2 telemóveis
- 1 Bússola

Imaginário:
O século XII caracterizou-se por uma grande instabilidade na governação e independência do Condado Portucalense, pois aquando a morte de D. Henrique, o seu filho Afonso Henriques tinha apenas 4 anos, ficando o governo do condado entregue a D. Teresa, sua mãe.

D. Teresa, filha de D. Afonso VI, rei de Leão e Castela, aliou-se à nobreza da Galiza, pondo em risco a independência do Condado.

Durante todo o seu crescimento D. Afonso Henriques foi preparado para assumir o trono Portucalense. Ao atingir a idade pioneira dos 16 anos, assumiu o seu papel na  construção da independência e enfrentou as tropas apoiantes de sua mãe, na batalha de S. Mamede, em 1128, saindo vitorioso e assumindo a governação do Condado Portucalense.

Mas para concretizar a Independência D. Afonso Henriques necessitava de obter o reconhecimento de D. Afonso VII de Castela e continuar, para sul, a reconquista cristã sobre os Mouros, por forma a obter a confirmação do Papa.

Na movimentação para a conquista das cidades de Santarém e Lisboa, as tropas portuguesas foram surpreendidas por um elevado número de tropas Muçulmanas, acampadas junto à estalagem Venda da Golegã, na vila da Galega.

Perante tão elevado número de infiéis, D. Afonso Henriques solicitou apoio aos seus Escuteiros do Agrupamento 1139, que enviou 3 pequenas equipas, da sua comunidade de tropas especiais. A saber: Equipa Nelson Mandela; Equipa Amália e Equipa Manuel dos Santos.

Cada equipa encontrará no seu abrigo as estratégias de combate deixadas por D. Afonso Henriques.

Oportunidades educativas:
F2, F3
A1, A5,A6, A7, A8, A9
C1, C4, C5, C6
E3, E4, E7, E8
I1, I4, I7
S1, S2, S4, S5, S6, S7, S8

Boa Caça,
Cão Dinâmico