Para muitos o Dia do Pensamento é também conhecido como o dia do Fundador, o dia 22 de Fevereiro, e, para celebrar o dia do nascimento de B.P., a Secretaria Internacional criou um conjunto de actividades direccionadas para cada secção.
Todos os anos Escuteiros e Guias de todo o Mundo celebram o dia do Fundador realizando actividades que promovem a reflexão, sobre as mais variadas temáticas, a uma escala global. Ao aproveitarem esta oportunidade os escuteiros do CNE passam a integrar uma actividade mundial que apesar de ter temas diferentes é unânime quanto ao motivo, celebrar o dia do fundador em prol de uma causa maior.
Pela primeira vez em 2010 foi criado e adaptado para o CNE um conjunto de iniciativas semelhantes às que se têm vindo a realizar em todo o mundo. A Secretaria Internacional escolheu como temática o “Combate à Pobreza e à Exclusão Social” à semelhança da temática do ano Europeu em 2010. O tema escolhido pretendia fazer com que os escuteiros percepcionassem o mundo que os rodeia levando-os a agir local e globalmente. Os guias criados pela Secretaria Internacional têm como objectivo inspirar as unidades a realizarem actividades que permitam a reflexão sobre a causa escolhida.
O Dia do Pensamento (originalmente "Thinking Day") não é propriamente uma novidade e conta já com 84 anos de existência. Foi criado em 1926 na quarta conferência mundial das Guias e Escuteiras. Durante a conferência foi considerado que seria importante existir um dia especial para as Guias e Escuteiras em todo o mundo. Um dia em que dedicassem tempo a “pensar” umas nas outras e a agradecerem a todas as outras Guias e Escuteiras irmãs. Escolheram o dia 22 de Fevereiro para o "Dia do Pensamento" porque era simultaneamente o dia de aniversário de Baden-Powell e da sua mulher Olave, chefe mundial das Guias. O Dia do Pensamento foi-se tornando numa iniciativa cada vez mais transversal deixando o domínio exclusivo das Guias e Escuteiras.