sábado, 26 de fevereiro de 2011

BAILE DE CARNAVAL

CIRCULAR de AGRUPAMENTO nº 3

24 de Fevereiro de 2011

Estimado Encarregado de Educação,

temos em mãos mais uma angariação de fundos do agrupamento: o II Baile de Carnaval.
Dado o sucesso do primeiro e o impedimento de o realizarmos o ano transacto, vimos convidá-lo a estar presente neste, no dia 7 de Março, a partir das 21h30m.
Temos preparado para si uma noite divertida e animada por música ao vivo com atribuição de prémios ao melhor mascarado.
Convide os familiares e amigos para uma noite diferente e, claro, venham mascarados.
Temos, no entanto, um pedido especial para lhe fazer: uma pequena colaboração sua, bolos de fatia, doces em taça individual e descartável, salgados, …, para colocarmos à venda no nosso bar durante o baile.
Agradecendo a vossa atenção e aguardando resposta,

Sempre Alerta para Servir,

a Chefe de Agrupamento,
Carla Ferreira

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

"Dia do Pensamento"...

Alguns elementos do Agrupamento 1139 decidiram mostrar que estão sempre em alerta e neste Dia tão importante foram para as aulas exibindo a sua condição de Escuteiros!!

Dia do Pensamento

Para muitos o Dia do Pensamento é também conhecido como o dia do Fundador, o dia 22 de Fevereiro, e, para celebrar o dia do nascimento de B.P., a Secretaria Internacional criou um conjunto de actividades direccionadas para cada secção.

Todos os anos Escuteiros e Guias de todo o Mundo celebram o dia do Fundador realizando actividades que promovem a reflexão, sobre as mais variadas temáticas, a uma escala global. Ao aproveitarem esta oportunidade os escuteiros do CNE passam a integrar uma actividade mundial que apesar de ter temas diferentes é unânime quanto ao motivo, celebrar o dia do fundador em prol de uma causa maior.

Pela primeira vez em 2010 foi criado e adaptado para o CNE um conjunto de iniciativas semelhantes às que se têm vindo a realizar em todo o mundo. A Secretaria Internacional escolheu como temática o “Combate à Pobreza e à Exclusão Social” à semelhança da temática do ano Europeu em 2010. O tema escolhido pretendia fazer com que os escuteiros percepcionassem o mundo que os rodeia levando-os a agir local e globalmente. Os guias criados pela Secretaria Internacional têm como objectivo inspirar as unidades a realizarem actividades que permitam a reflexão sobre a causa escolhida.

O Dia do Pensamento (originalmente "Thinking Day") não é propriamente uma novidade e conta já com 84 anos de existência. Foi criado em 1926 na quarta conferência mundial das Guias e Escuteiras. Durante a conferência foi considerado que seria importante existir um dia especial para as Guias e Escuteiras em todo o mundo. Um dia em que dedicassem tempo a “pensar” umas nas outras e a agradecerem a todas as outras Guias e Escuteiras irmãs. Escolheram o dia 22 de Fevereiro para o "Dia do Pensamento" porque era simultaneamente o dia de aniversário de Baden-Powell e da sua mulher Olave, chefe mundial das Guias. O Dia do Pensamento foi-se tornando numa iniciativa cada vez mais transversal deixando o domínio exclusivo das Guias e Escuteiras.

Retirado do site:

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Jovem escuteiro distinguido por salvar criança de morrer afogada no Tejo

Alexandre Moreira recebeu domingo um voto de louvor e uma medalha de mérito atribuídos pelo Corpo Nacional de Escutas por ter salvo uma criança de morrer afogada no rio Tejo. Foi no Verão do ano passado, quando Alexandre Moreira, de 19 anos, estudante na Escola Secundária da Chamusca, foi com a família passar um dia de calor no areal do rio Tejo. Mais acima outras famílias aproveitavam a frescura do rio e algumas crianças brincavam na água.

A certa altura Alexandre e o tio aperceberam-se de que se passava algo de anormal com as crianças e observando com mais atenção viram que uma das crianças estava a ser arrastada pela corrente. “Não hesitei. Corri para a água, atirei-me ao rio e fui buscar a menina que se estava a afogar”, foi assim com grande simplicidade que Alexandre Moreira contou o que se tinha passado naquele dia de Verão.

O jovem faz parte do Agrupamento de Escuteiros 490 da Chamusca e foi com grande surpresa que viu durante as cerimónias das promessas e de entrada de novos escuteiros, realizadas na missa de domingo na Igreja Matriz da Chamusca, ser-lhe entregue um louvor e uma medalha de mérito atribuída pelo Corpo Nacional de Escutas.

Alexandre Moreira diz com simplicidade que não esperava receber esta distinção. “Penso que não fiz nada de mais, na altura só pensei em atirar-me à água e salvar a menina. Recebi os agradecimentos da avó no local e mais tarde o pai da criança veio agradecer-me ter salvo a filha. Não esqueci aqueles momentos. Sempre que me recordo ou passo pela criança ou por alguém da família sinto uma enorme felicidade, por reconhecer que aquela menina pula e salta porque eu estava no local certo e na hora certa”, diz feliz.

O Agrupamento de Escuteiros 490 da Chamusca é que não podia deixar passar este nobre gesto de um dos seus elementos e a chefe do Agrupamento, Sofia Filipe, garantiu que os responsáveis não podiam ter ficado indiferentes à acção do Alexandre. “Ele nunca se colocou em bicos de pés, limitou-se a contar o que se passou com uma calma que arrepia. Por isso propusemos ao Corpo Nacional de Escutas o voto de louvor, foi aceite e ainda lhe juntaram a medalha de mérito. O gesto do Alexandre encheu-nos de orgulho e comoveu-nos a todos, passa a ser um exemplo para todos nós”, disse.

Enquanto isso Alexandre Moreira nervoso, como não estava no dia em que salvou a criança, garante que nem se recorda da data em que tudo aconteceu. “Apenas me recordo de me atirar ao rio nadar até à criança e erguê-la acima da água. Ela nem estrebuchou, pois era muito novinha tinha apenas três anos. Depois entreguei-a à avó que já tinha entrado na água mesmo sem saber nadar”.

“Nunca pensei receber esta distinção do Corpo Nacional de Escutas, mas aceito que é muito bom e um grande orgulho vermos as nossa acções reconhecidas. Esta distinção reforça ainda mais a minha vontade de integrar este grupo onde impera a amizade”, garantiu Alexandre Moreira.

O jovem aprendeu a nadar nas piscinas da Chamusca, é aluno do 10º ano na Escola Secundária, na área de humanidades, mas garante que o que queria seguir efectivamente era uma carreira no desporto.

Notícia retirada: O Mirante.PT

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Alerta Pioneiros!


Estimado Encarregado de Educação,

Irá realizar-se no dia 19 de Março, uma actividade regional de Secção, as Oficinas de Pioneiros, conforme o plano de actividades deste ano. Esta actividade realiza-se na Escola Secundária de Vila Nova da Barquinha.

A concentração será às 8h30 na nossa Sede. A actividade terá o custo de 1€.

O almoço e lanche devem ser levados de casa, uma vez que não estão incluídos.

A chegada à Golegã está prevista para as 18h. Contudo, prevê-se a ida à eucaristia às 19h, pelo que a actividade só terminará às 20h.

Quanto a transportes, faremos um contacto posterior, após tomar conhecimento do número de elementos que participarão.

Peço que preencha o destacável e que entregue até ao dia 20 de Fevereiro.


Atenciosamente, pelo Chefe de Secção:
Maria Inês Nabais
 

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Alerta


Estimado Encarregado de Educação,
Voltamos a contactá-lo para dar a conhecer mais uma actividade de Agrupamento. Desta vez, iremos trabalhar na sede. A actividade será a limpeza do salão.
Esta actividade irá realizar-se no dia 19 (sábado) do mês corrente, sendo o seu início às 10h e o término às 20h, depois da eucaristia.
Os elementos devem apresentar-se com vestuário desportivo, adequado à actividade que se irá desenvolver.
Para o almoço, cada elemento deve levar uma febra temperada (para grelhar) e acompanhamento para partilhar.
           
            Peço que preencha o destacável e que entregue até ao dia 17. (Clique aqui para fazer o download)
           
                Atenciosamente, a Chefe de Agrupamento:

Carla Ferreira