quinta-feira, 30 de julho de 2009

XI Jamboree Açoriano

"De 31 de Julho a 6 de Agosto do corrente ano, cerca de 2 000 jovens escuteiros, oriundos de todas as Ilhas dos Açores, da Madeira, das Canárias e de Portugal Continental, participarão no XII Jamboree Açoriano, evento que já não se realiza em São Miguel há cerca de 20 anos.
Durante aquela semana surgirá, no aprazível campo escutista de Lagos - Água d'Alto, a 7.ª Freguesia do Concelho de Vila Franca do Campo. Ciente desta realidade, e fruto do carinho que sempre dedicou ao escutismo, o Presidente da Edilidade não se tem poupado a esforços para que tudo decorra da melhor forma possível, até porque Vila Franca do Campo já é considerada como a capital da juventude Micaelense.
Sob o tema "Açores: Passado, Presente e Futuro" e com o lema "Parte à Descoberta", os escuteiros percorrerão os seis concelhos de São Miguel descobrindo as nossas tradições seculares, auscultando a realidade presente e perspectivando um futuro que, forçosamente, passará pelas novas tecnologias e por outros sectores de actividade económica, mormente o do turismo.
Em mais de 40 alqueires de terra estão a ser implantadas as necessárias infra-estruturas a nível de construções fixas, terraplanagens, fornecimento de água, electricidade, entre outros.
O campo será dividido em dois grandes sub-campos: o dos Exploradores/Moços e o dos Pioneiros/Marinheiros, os quais integrarão as diversas patrulhas e equipas.
Uma vasta equipa de dirigentes e caminheiros garantirá, não só as diversas actividades pedagógicas programadas para estas duas secções, mas também assegurarão outras tão diversificadas como sejam o sector da alimentação, abastecimentos, cozinha, rádio e jornal, internet, rádio amadorismo, manutenção, segurança, transportes, secretaria, tesouraria e animação na fé.
Um médico e uma enfermeira, em regime de voluntariado e por turnos, garantirão a boa saúde de todos os participantes.
Este evento só será possível realizar graças ao apoio do Governo Regional dos Açores e dos seis Municípios Micaelenses.
Para além de um encontro de escuteiros de diversas regiões, o que traduz sempre não só uma salutar troca de experiências como também o surgimento e aprofundamento de novas amizades, permitirá ainda uma importante projecção de São Miguel como destino turístico devido às suas peculiares características, nomeadamente as nossas belezas naturais e a forma acolhedora como sempre recebemos todos quantos nos visitam."


Fonte: Correio do Norte