sábado, 23 de julho de 2016

Para além do sol - Informações


Atividade Regional de Verão “Para Além do Sol” de 23 a 30 de julho de 2016, na Penha – Centro Escutista de Guimarães (PCEG).

Contingente 1139
O nosso  contingente irá participar com 11  Exploradores, 12 Pioneiros (+2: um do 1040 de Vale Figueira e outro do 593 de Riachos) e 1 Caminheiro. Será acompanhado por 3 dirigentes.

Local de Partida/Chegada
Estacionamento do Continente da Golegã às 8:30 do dia 23 de julho. Vamos no autocarro 13, juntamente com o Agrup542 do Entroncamento. Desmontagens e saída de campo às 13h dia 30, previsão de chegada à Golegã 16h (por confirmar).

Imaginário
Lobitos: Como nasceu o medo (Haiti)
Exploradores: Tu fazes a diferença!
Pioneiros: Ser pioneiro( Papa Francisco)
Caminheiros: Educação e espiritualidade ecológica

Principais atividades

Exploradores: Ida a Santiago de Compostela; Atividades na Barragem da Queimadela (canoagem, slide, percursos) ; Circuito da Rilhadas (arborismo, splashMaster), Jogo de cidade - Fafe

Pioneiros: Percurso no Gerês; Atividades Aquáticas; Via Ferrata - Póvoa de Lanhoso, Circuito de pontes suspensas;

Caminheiros: Percurso no Gerês, Via Ferrata, Caminho de Santiago, Atividades Aquáticas, Serviço

Horário geral da Atividade:
7.30 - Alvorada
7:30-9:00 Pequeno Almoço
9:00 Saída para atividades
17:00 -18:00 - Regresso das atividades
18:00 - 20:30 - Jantar
21:30 - Atividades da noite
23:30 - Silêncio


Será necessário levar almoço e lanche de sábado dia 23. As restantes refeições serão fornecidas na atividade. 

 Atividades em Campo:
Passaporte para validar com carimbos: 10 primeiros a preencher têm uma oferta e os outros têm a insígnia do SOL.
- Oficinas diversas
- Parede de escalada
- Slide

Documentos a tratar
  • Autorização de Saída de Território Nacional (Exploradores) - pré-preenchida com os dados do chefe responsável.
  • Cartão Europeu de Segurança de Doença (Exploradores, Caminheiros e Dirigentes)



Material necessário  

(além do enviado na circular)

Material individual:

  • Fato de banho, chinelos, toalha
  • COLETE REFLETOR
  • DOCUMENTOS PESSOAIS E CARTÃO ESCUTISTA
Material por seccão:

Exploradores
  • vara
  • sapatos para água

Pioneiros
  • 1 t-shirt branca

Caminheiros
  • material para fazer abrigo (por tribo)

Reunião de preparação
7 de julho às 19h30 na sede

------------------------------------------------------------------------

ANEXOS:
Circular de Agrupamento 2016/04 - informações Acareg [PDF]
Exemplo de lista de material [DOC]
Regulamento da atividade [PDF]
Informações sobre o Cartão Europeu e Seguro de Doença  (Exploradores) [LINK]
Autorização de Saída de Território Nacional (Exploradores) - esclarecimentos[LINK]

À venda no DMF e durante a atividade:


domingo, 17 de julho de 2016

Pokemon Go



Pois é, anda aí uma loucura pelo novo jogo sensação e fomos tentar descobrir porque seria... Achamos que é fantástico para incluir nos nossos jogos escutistas ou para passar o tempo das férias de verão.
Descobre aqui um pouco mais sobre o jogo.



Primeiro tens de instalar uma app no teu telemóvel ou tablet, que tenha GPS e internet. Está disponível para Android [Google Play] e iPhone [ App Store]



Atenção que já há algumas apps falsas a circular. As ligações em cima são das versões oficiais!!!


Como apanhá-los
Quando te encontras na posição certa para apanhar um Pokémon, o ecrã alterna para a perspetiva na primeira pessoa com o Pokémon à tua frente. Utiliza o teu ecrã tátil para lançar Poké Balls e tentar apanhar o Pokémon. Tem cuidado - por vezes, os Pokémon movem-se tornando-se mais difícil apanhá-los! Vários fatores afetam as tuas probabilidades de apanhar um Pokémon. O nível de CP do Pokémon, o tipo de Poké Ball que utilizas, a tua técnica de lançamento e outros são fatores importantes para determinar se o Pokémon pode ser apanhado com sucesso. E alguns Pokémon irão escapar!

Completa o teu Pokédex

Um dos objetivos do Pokémon GO (e de muitos outros jogos Pokémon) é apanhar, pelo menos, um de cada Pokémon disponível. O Pokédex manterá um registo de todos os Pokémon que já viu e dos que já apanhou. Continua a explorar até descobri-los todos! Inicialmente, o Pokédex do Pokémon GO inclui apenas Pokémon da região Kanto.
 




Características de um Pokémon
As diferentes características de um Pokémon são importantes durante as batalhas e não só. Estas incluem o tipo, os Hit Points (HP), o Combat Power (CP) e os movimentos. Todos os Pokémon começam com a totalidade dos HP no momento da captura, mas os HP podem esgotar-se durante a batalha. O Combat Power (CP) indica como será o desempenho do Pokémon durante a batalha. Nem todos os Pokémon têm o mesmo CP - por exemplo, se tiver apanhado dois Pikachu, estes poderão ter CP diferentes. Alguns tipos de Pokémon terão sempre um CP mais baixo. À medida que  te tornas num Treinador de nível superior, o CP dos Pokémon que apanhas será também mais elevado.

Cliqua num dos Pokémon que apanhaste, para obter os seus detalhes completos.


Evolução dos Pokémon
Se apanhares frequentemente Pokémon da mesma espécie, um deles poderá evoluir. Isto é muito útil para apanhar Pokémon difíceis de encontrar na natureza. Por exemplo, se existirem vários Poliwag na sua zona, mas os Poliwhirl forem difíceis de encontrar, apanhe muitos Poliwag para, eventualmente, ter a possibilidade de ver um deles evoluir para Poliwhirl!

Coleciona um número suficiente do mesmo Pokémon e vê-o a evoluir!


Pokémon Eggs
Ao recolheres itens nos PokéStops, poderá encontrar Eggs que irão eclodir em Pokémon! Para fazer eclodir um Egg, terá de percorrer uma determinada distância. De um modo geral, quanto mais longa for a distância, mais raro será o Pokémon que encontrará quando o ovo eclodir.
O Pokémon no interior do Egg será um mistério até ao momento da sua eclosão!


Utilizar o mapa
O mapa é a tua vista principal durante o jogo Pokémon GO e baseia-se no mapa real das ruas e caminhos por onde andas. O mapa contém inúmeras informações que te serão extremamente úteis quando estiveres a explorar. Estarás sempre no centro do mapa. Utiliza-o para encontrares PokéStops, Gyms, a localização de Pokémon próximos de ti e muito mais!

Os PokéStops situam-se, normalmente, em pontos de referência facilmente identificáveis, tais como instalações de arte pública ou outros pontos de interesse.


Encontrar Pokémon
Mantem-te atento a zonas brilhantes, denominadas habitats, que indicam onde poderá encontrar Pokémon. Nem sempre encontrará um Pokémon num habitat, mas as probabilidades são elevadas. Os Pokémon adoram locais como parques públicos e zonas de lazer. Por isso, sai para a rua e passeia um pouco para encontrares mais Pokémon!

Não te esqueças de explorar vários habitats indicados no teu mapa, para que possas apanhar diferentes Pokémon.


Habitats preferidos
É mais provável encontrar Pokémon nos habitats que melhor se adaptam às suas características. Por exemplo, se estiveres na praia ou num cais, é mais provável que encontres Pokémon Water-type (de tipo água). Contudo, se estiveres num clima desértico, a probabilidade de encontrar Pokémon Water-type é muito menor.

Para saber os tipos de Pokémon que poderás encontrar perto da tua localização atual, utiliza a funcionalidade Nearby. Tem em conta que os Pokémon que já se encontram no teu Pokédex aparecerão a cores, enquanto os que ainda não estão no teu Pokédex aparecerão como silhuetas escuras.

Se descobrires um Pokémon num local onde poderá não ser seguro apanhá-lo, como num estaleiro de obras ou numa propriedade privada sem acesso a partir da rua, não o faças. Terás mais oportunidades para apanhar esse Pokémon!

Se estiveres num grande campo ao ar livre, é possível que encontres Pokémon Grass-type (tipo erva).


Visita PokéStops
Procura por PokéStops situados em locais interessantes, tais como instalações de arte pública, marcadores e monumentos históricos. Podes colecionar mais Poké Balls e outros itens nos PokéStops, que estarão assinalados no seu mapa como quadrados azuis. Quando estás suficientemente perto de um PokéStop para alcançá-lo, a caixa por cima do quadrado azul abre-se. Podes, então, recolher itens do PokéStop!Se não conseguires chegar ao PokéStop por se situar numa propriedade privada, não te preocupes - mais oportunidades virão!

Roda o Photo Disc para obteres itens do PokéStop.


Enche o teu Saco
Aceda ao teu Saco na vista do mapa, tocando no ícone da Poké Ball. Os tipos de itens que podes guardar no teu Saco incluem Poké Balls, remédios, Bagas e muito mais. (Os Pokémon Eggs não aparecerão no teu Saco.) Também podes aceder ao teu Saco durante os encontros com os Pokémon. Cada item é acompanhado por uma descrição sobre o que faz.



 

Vê o teu Treinador subir de nível
Apanha o maior número de Pokémon que conseguir, para obter Experience Points (XP) e aumentar o nível do teu Treinador! Cada captura corresponde à atribuição de XP de acordo com o tipo de Pokémon capturado, se já tiveres apanhado o Pokémon anteriormente e a precisão do teu lançamento.
Nos níveis superiores, terás acesso a itens mais poderosos, tais como as Great Balls, para te ajudar a apanhares Pokémon. Continua a explorar e a descobrir Pokémon para aumentar o teu nível!

Apanha muitos Pokémon e vê o teu nível aumentar!


Ganha medalhas
Existe uma grande variedade de desafios disponíveis que recompensam diferentes conquistas, tais como o número de Pokémon que apanhaste e a distância que percorreste. Ao completares estes desafios, poderás desbloquear medalhas que irão aparecer no teu perfil de utilizador. Tenta desbloquear o maior número de medalhas que conseguires!

Visita a tua página de perfil para consultares o teu progresso em relação às diferentes medalhas.

LEVANTA-TE DO SOFÁ E COMEÇA A EXPLORAR !!!



domingo, 3 de julho de 2016

Cartão Europeu de Seguro de Doença


Esta informação destina-se a Cidadãos que vão viajar para um Estado-Membro da União Europeia, Islândia, Listenstaina, Noruega e Suíça.

O que é
O Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD) permite a uma pessoa segurada ou abrangida por um regime de proteção social de um dos 28 Estados-Membros da União Europeia (Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Polónia, Portugal, Reino Unido, República Checa, Roménia e Suécia), e também Islândia, Listenstaina, Noruega e Suíça, obter junto dos prestadores de cuidados públicos a assistência médica de que o seu estado de saúde necessitar durante a sua  estada temporária em qualquer dos Estados referidos.

É um cartão de modelo único, comum a todo o espaço da União Europeia, Islândia, Listenstaina, Noruega e Suíça, gratuito e concebido para simplificar a identificação do seu titular e da instituição que financeiramente é responsável pelos custos dos cuidados de saúde de que este
possa vir a necessitar.

Em que situações pode ser utilizado
Este cartão é utilizado para obtenção dos cuidados de saúde que se tornem clinicamente necessários durante uma estada num dos Estados-Membros da União Europeia, Islândia, Listenstaina, Noruega e Suíça, tendo em conta a natureza das prestações a conceder e a duraçãoprevista da estada, evitando que o segurado seja obrigado a regressar prematuramente ao seu país de origem para receber os cuidados que o seu estado de saúde necessita.
Os cuidados de saúde são prestados aos portadores do CESD nos mesmos moldes que aos beneficiários do sistema de Segurança Social do país onde se encontram, o que significa que esses cuidados podem não ser gratuitos e que pode haver lugar ao pagamento de taxas ,moderadoras ou de comparticipações (não reembolsáveis).

Importante:
O CESD não constitui uma alternativa a um seguro de viagem , nem abrange as situações em que a pessoa segurada se desloca a outro Estado com o objetivo de receber tratamento médico.
Não cobre cuidados de saúde prestados no sistema de saúde privado nem outras despesas, como o custo  do repatriamento ou indemnizações por bens perdidos ou roubados.
Contudo, pode ser utilizado em unidades de saúde privadas, caso as mesmas estejam abrangidas pelo sistema de segurança social/saúde do Estado-Membro onde se encontra temporariamente e aceitem o CESD.

Quem pode requerer
  • Os trabalhadores que se encontrem abrangidos por um regime de Segurança Social, os não ativos, os pensionistas e respetivos familiares
  • Beneficiários de subsistemas de saúde públicos
  • Beneficiários de subsistemas de saúde privados
  • Utentes do serviço nacional de saúde, no caso de não haver vínculo à Segurança Social ou a um subsistema de saúde público ou privado.


O CESD é um cartão nominativo e individual, pelo que cada beneficiário titular e familiar, que se desloque ao estrangeiro, deve possuir o seu.


O CESD pode ser requerido:

  • Na Internet - Os beneficiários da Segurança Social que têm Número de Identificação de Segurança Social, podem pedir o CESD na Segurança Social Direta, com palavra-chave ou Cartão de Cidadão para acesso ao serviço.
  • Presencialmente
Portugal Continental
  • Num dos serviços de atendimento da Segurança Social
  • Nas lojas do cidadão
  • Nos serviços do subsistema de saúde do interessado.
Açores
  • Serviços do Instituto da Segurança Social dos Açores
  • Subsistemas de Saúde (ADSE, etc.)
Madeira
  • Serviços do Instituto de Segurança Social da Madeira, IP-RAM
  • Subsistemas de Saúde (ADSE, etc.)

Para mais informação consultar: